Rotary promove compreensão cultural e une as pessoas, mesmo quando estas encontram-se separadas por grandes distâncias. Os programas de intercâmbio do Rotary incentivam o fluxo livre de idéias e oportunidades no exterior.

Por intermédio do Rotary, jovens, estudantes e profissionais entram em contato com culturas e pessoas de outras nações — e, ao regressar aos respectivos países, disseminam os conhecimentos adquiridos.

Cerca de 7.000 alunos de segundo grau participam anualmente do programa Intercâmbio de Jovens de curta ou longa duração.

As Bolsas Educacionais da Fundação Rotária são o maior programa de bolsas internacionais financiado por fundos privados do mundo. Mais de 30.000 estudantes de 100 países já estudaram no exterior como bolsistas do Rotary. O Intercâmbio de Grupos de Estudos é atividade que emparceira distritos rotários em países distintos para que estes enviem e recebam equipes integradas por jovens profissionais não-rotarianos.