O ideal do Rotary é prestar serviços. A associação a um Rotary Club dá a homens e mulheres a oportunidade de contribuir com sua comunidade de forma estruturada.

- Fundado em 1905, Rotary é a primeira organização de clubes dedicados à prestação de serviços do mundo. Guiada pelo lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, a organização batalha pelo alcance da verdade, justiça, melhores relações entre os povos e paz mundial. As Avenidas de Serviços do Rotary apóiam voluntarismo internacional e comunitário por intermédio das atividades de seus clubes e da promoção da ética em todas as profissões.

- Rotary congrega em 160 países cerca de 1,2 milhão de pessoas, em mais de 29.000 clubes.

- Rotarianos reúnem-se semanalmente para planejar atividades de prestação de serviços. Os Rotary Clubs são autônomos, implementando os próprios projetos conforme as necessidades locais e os interesses e habilidades de seus sócios.

- Não-sectários e apolíticos, os Rotary Clubs são abertos a pessoas de todas as raças, culturas e credos. O quadro social dos clubes é representativo da vida profissional e comercial das respectivas comunidades.